Como definir sentimentos na fotografia usando paleta de cores
Aproveitando tempos de COVID-19, resolvi finalmente lançar meu blog pra falar sobre fotografia, viagens e um pouquinho do que rola nos ensaios e no meu dia a dia.
A idéia desse tema surgiu em uma conversa com uma Party Planner que tem um trabalho MARAVILHOSO, a Babi Faria, e nessa conversa dicutíamos como tratar a paleta de cores na fotografia pode mudar a vibe e os sentimentos de uma foto!
Ai você me pergunta:
- Uai Diego, mas a Babi já teve todo o trabalho de pensar, projetar e executar o trabalho numa paleta de cores, não é só ir lá e tirar fotos?
É claro que quando se tem uma party planner ou decoradora já preocupada com a paleta de cores, isso facilita muito na hora de capturar as imagens! Mas a fotografia profissional vai muito além da captura de imagens.
A interpretação das cores na hora de tratarmos as imagens é fundamental para definirmos a vibe que queremos passar! Vamos as imagens pra mostrar isso melhor.
Olhem a imagem abaixo. Vejam como os tons de verde dão um aspecto mais calmo e cria um clima para que a linda Joaninha se destaque.

Agora vejam a mesma imagem abaixo, com os tons naturais da hora da captura.
Apesar de achar lindo o tom de verde mais saturado, vejam como o foto perde o clima de paz e, consequentemente, perde boa parte do charme e destaque da Joaninha. Nào quer dizer que a segunda foto é melhor que a primeira.
Só que dizer que a saturação e luminosidade de uma cor pode definir todo o clima e sentimento do momento.
Mas e o que isso tem a ver com fotografia de pessoas? Ora, é a mesma coisa! Olhe abaixo.
Essa foto foi feita em mini aniversário, realizado em Betim. Já que estamos em tempo de COVID 19, somente para a filha, esposa, mãe e sogra do querido André!
A expressão do André com a Alice é linda, a mini-table com o tema do Atlético MG esta maravilhosa.
Mas pra mim ainda falta o clima mais intimista do evento!
Já na foto abaixo, mesmo sem alterar a matiz das cores, mas trabalhando a luz de maneira diferente e dando mais destaques as escalas de cinza, para realçar o preto e branco dominante na foto, criamos uma imagem com um clima bem mais intimista e aconchegante que a imagem anterior, dando ainda mais destaque para o sorriso do aniversariante e a carinha de sapeca da Alice! Essas memórias afetivas criadas pelo momento precisam ser registradas também com o sentimento do momento!
Novamente vemos que não é questão de uma imagem ser melhor ou pior que a outra, tem muito mais a ver com o sentimento que se quer passar.
Esse tipo de cuidado com as cores na fotografia é fundamental para que todo o clima, o sentimento, a vibe, sejam mantidos.
Afinal, a paleta de cores que sua Party Planner teve tanto trabalho projetando é muito mais que somente cores bonitas e tendências. É sobre passar mensagens e sentimentos em todos os detalhes.
E registrar esses sentimentos é muito, mas muitooo mais difícil que somente registrar os eventos.
Afinal de contas, parafraseando Eddie Adams, "A boa fotografia é aquela que te faz sorrir, te faz chorar, que tira o suspiro do seu peito lembrando daquele momento".
<3 <3 <3